Notícias & Artigos

Por que o Seguro DPVAT é tão importante para todos os brasileiros

Considerado um dos dez países do mundo com maior número de mortes por acidentes de trânsito, o Brasil apresenta dados alarmantes. Em dez anos, o país contabilizou mais de 485 mil vítimas fatais em ruas e estradas, número maior que o da guerra civil na Síria, que desde 2011 já contabilizou mais de 360 mil mortes.

Segundo o Painel Dados DPVAT, lançado em setembro, as projeções para 2020 preveem uma queda de acidentes de cerca de 19% até o final do ano, com uma estimativa de 229.646 vítimas sendo indenizadas pelo seguro. No entanto, apesar desta projeção de redução, os índices são alarmantes, com o país permanecendo na casa das 30 mil mortes por ano causadas por acidentes de trânsito.

E com o objetivo de amparar financeiramente vítimas e beneficiários do trânsito brasileiro, a Seguradora Líder tem realizado amplos esforços e investimentos nos últimos três anos. Desde 2017, a companhia tem investido na busca pelo aperfeiçoamento da operação do seguro, tornando o processo mais rápido e mais simples.

O pagamento de indenizações ganhou agilidade e teve o prazo reduzido, com média de 22 dias para pagamento e mais de 50% dos pedidos sendo pagos em até 10 dias; além disso, a empresa fortaleceu seus sistemas de Gestão de Riscos e Compliance; investiu na ampliação e no aprimoramento dos canais de atendimento, com o lançamento do aplicativo Seguro DPVAT e o atendimento por WhatsApp.

TIPOS DE COBERTURA

Nos últimos anos, os homens têm representado a maior parcela das vítimas. Em 2018, 82% das indenizações foram pagas a vítimas do sexo masculino, enquanto em 2019 foram 75%. Além disso, cerca de 70% das vítimas registradas no período possuíam entre 18 e 44 anos. E o período com maior incidência de acidentes indenizados tem sido o anoitecer, com 23%.

Sob o aspecto geográfico, a região com maior número de acidentes é a Nordeste, com 32% de todas as indenizações pagas em 2019, seguida pelo Sudeste, com 29%. A região Sul aparece com 17%, a Centro-Oeste com 12% e a Norte, com 10%. Na visão por Estado, Acre (25%), Amapá (24%), Paraíba (21%), Rio de Janeiro (15%) e Piauí (15%) foram os que apresentaram maior crescimento no número de acidentes indenizados de 2018 para 2019.

 

Fonte;https://virtz.r7.com/seguro-para-todos/por-que-o-seguro-dpvat-e-tao-importante-para-todos-os-brasileiros-28102020